O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, agosto 04, 2023

A mulher não é entendida como uma criatura evolutiva ou em evolução




A GRANDE MÃE CÓSMICA


"Porque, tal como as religiões estabelecidas assumem a masculinidade de Deus, tal como a psicanálise e Freud assumiram a masculinidade da libido, as ciências sociais - e particularmente a antropologia - assumiram a masculinidade genérica da evolução humana . Autores antropológicos, tanto populares como universidades, apresentaram-nos cenários de evolução humana que encenam, quase exclusivamente, as aventuras e invenções do caçador, do fabricante de ferramentas, e do homem criador do território e etc
A mulher não é entendida como uma criatura evolutiva ou em evolução. Em vez disso, ela é tratada como uma assistente de um processo evolutivo dominado pelos humanos; ela é mãe dele, ela acasala com ele, ela prepara a sua refeição, ela segue-o recolhendo as suas pedrinhas. Está evoluindo. Ela está a ir atrás dele. Ele está a fazer uma revolução. Ela está se adaptando. Se as jaquetas de livros não apresentam imagens de homo sapiens a serem arrastadas por cabelo durante 2 ou 3 milhões de anos de evolução humana, temos de assumir que foi isso que aconteceu.
E isto, apesar do fato de que entre os povos contemporâneos e históricos caçadores-colheitas, como nos nossos ancestrais distantes caçadores-colheita, 75-80 por cento do sustento do grupo vem das atividades de recolha de alimentos das mulheres. meses. E isto, apesar do fato de que as ferramentas mais antigas usadas pelos caçadores modernos, e as ferramentas mais antigas e primitivas alguma vez encontradas em locais antigos, eram bastões de escavadoras usadas por mulheres. E isto, apesar das lendas mundiais citarem as mulheres como as primeiras utilizadores e domesticadoras de fogo.
E isto, embora se saiba que as mulheres foram as primeiras oleiras, as primeiras tecelãs, as primeiras tinturas de pele e curtidores, as primeiras a colher e estudar plantas medicinais - ou seja, os primeiros médicos - e assim por diante. Olhando para a interação linguística entre mãe e bebé, mãe e filho, e entre os grupos de trabalho das mulheres, é fácil especular sobre o contributo das mulheres para a origem e desenvolvimento da língua. Sabemos que as primeiras medidas de sempre, os primeiros calendários oficiais, foram marcas da lua feitas por mulheres em pedrinhas pintadas e paus esculpidos.
E é bem sabido que a única "imagem de Deus" alguma vez pintada em rocha, esculpida em pedra ou esculpida em barro, do Paleolítico Superior ao Neolítico Médio - representando cerca de 30.000 anos - foi a imagem de uma mulher humana"
.
- "A Grande Mãe Cósmica", Monica Sjoo et Barbara Mor

Sem comentários: