O MISTÉRIO QUE COM DEUS-PAI SE TORNOU DOGMA, A MORTE COMO TERROR E INFERNO,
NOS MISTÉROS DA DEUSA-MÃE É REVELAÇÃO DA VIDA E PARTICIPAÇÃO NO AMOR...
DURANTE MAIS DE 2 MIL ANOS A PARTICIPAÇÃO NOS MISTÉRIOS ELEUSIANOS
FOI VIVIDO COMO CULTO E INICIAÇÃO.
A REVELAÇÃO DOS MISTÉRIOS ESSENCIAIS RESIDE NOS MISTÉRIOS DA DEUSA MÃE.
BASEADA NO REENCONTRO DA MÃE E DA FILHA FAZ A UNIÃO DAS MULHERES E REALIZA A SUA TOTALIDADE; ESSA TOTALIDADE É A CHAVE DA HARMONIA ENTRE O CÉU E A TERRA. SENDO A MULHERA A MEDIADORA DAS FORÇAS CÓSMICA-TELÚRICAS ELA É PORTANTE A MENSAGEIRA DA PAZ ENTRE TODOS OS SERES HUMANOS.
“Antes de falarmos na questão dos mistérios das mulheres, devemos ressuscitar o significado originário da palavra mistério. Na maior parte das livrarias, sob a etiqueta “Mistérios”, encontramos livros acerca da resolução de crimes. Porém num contexto espiritual,
um mistério é uma verdade religiosa que apenas se pode saber por revelação. Vem da palavra grega mystes, que durante dois milénios, antes do cristianismo pelo menos, estava associada a Elêusis, o recinto sagrado da Deusa-Mãe Deméter e a sua filha Perséfone. O iniciado, ou mystes, passava por uma profunda experiência transformadora que ele, ou ela (porque ambos os sexos participavam), tinha de se manter em segredo. E o segredo foi mantido até um ponto avançado de era cristã (os ritos praticaram-se até 396 D.C.)
Todos sabemos que as pessoas não podem depender dos segredos guardados, no entanto esse nunca foi contado, o que indicia a probalidade de ser um dos que não podiam ser revelados por palavras. O mistério deve ter sido a experiência em si, uma revelação inefável que transforma o participante num iniciado que nunca mais temeria a morte, como nos disseram.
O que sabemos do mito de Deméter e Perséfone celebra a reunião da deusa-mãe com a filha, que fora raptada por Hades para o mundo inferior. Pode partir-se do princípio que, como o Cristianismo é uma religião do mistério pai-filho, os Mistérios Euleusianos mãe-filha tratavam da morte e regresso - como ressurreição, renascimento ou reunião - e de certo modo, o iniciado podia, então, compartilhar o destino da deidade que ultrapassara o reino dos mortos.
Os dois assemelhavam-se também no culto a uma Divindade com três aspectos: a divindade abrange, Pai, Filho e Espírito Santo, enquanto a Deusa era homenageada, nos seus três aspectos, como Donzela, Mãe e Anciã. Em Eleusis, pode muito bem acontecer que a Anciã fosse algo de semelhante ao Espírito Santo, por ser um espírito.”
Travessia para Avalon - Jean Shinoda Bolen
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