Acho paradoxal que o símbolo máximo da puta seja de algum modo Eva quando foi ela quem fundou de alguma maneira o patriarcado dando predominio na Psique humana da faculdade da razão.
Comer o fruto proibido que dava o conhecimento significava abrir os olhos e assumir as próprias responsabilidades na criação do mundo;participar na criação do mundo, ter filhos ativos. Claro que esto significou perder o equílibrio mágico e entrar em numa noite perigosa. As culturas patriarcais atribuiram a Eva a culpa da inevitavel caída mas não lhe atribuirão o mérito da libertação e não se sentirom os filhos gratos e participantes; inventaram o pecado para dar culpas a Eva e gerar uma situação de fácil domínio sobre as consciências assustadas perante a mudança e aproveitando-se da ocasião para serem "deuses" e ditar as regras.
Josè | 13-03-2006 14:04:13
RESPOSTA:
Penso que houve um desvio histórico e cultural...fugindo ao propósito inicial, para a integração da Consciência humana, os patriarcas do deserto adulteraram a Génese e as suas leis, tirando assim à mulher a possibilidade de ser a iniciadora do homem...
R.Leonor
Sem comentários:
Enviar um comentário