O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, dezembro 14, 2007

A MULHER JOVEM E...A VELHA...


Ainda temos muito por fazer... Em dias assim penso que temos de criar uma forma de divulgar essas ideias de uma forma mais eficaz... As palestras da Rosemarie, no Brasil, estão sempre cheias, de homens e mulheres... Parece que aqui em Portugal as pessoas não querem mudar... Não querem ver nada, não querem ler nada, não querem nada de nada... Tudo parado. Mas também sei que há um Portugal que se move, que se actualiza, que procura, que quer fazer... (…)

PS: eu preciso encontrar uma maneira de fazer mais... só virtual não dá, eu preciso de calor humano, gente de verdade trabalhando, vivendo, debatendo, criando... é com gente que se faz revoluções, só pela internet é confiar demais... se não tem ninguém do outro lado? (…) (Lealdade feminina)

- Pois é Juliana, é fácil fazer um click para abrir uma página e para escrever em casa o que nos dá na gana...mas haverá meios ou pessoas que queiram juntar-se e fazer de facto alguma coisa? Você viu em Lisboa como foi, a mulher está sempre preocupada com os homens...e viu agora como a conferência não teve gente suficiente para se realizar…
As mulheres não estão motivadas para si próprias, mas apenas para "casar e ter filhos" ou variantes do mesmo, e só quando tudo corre muito mal querem mudar...e encontrar outro homem. São milhares, centenas de anos a viver esse vazio de si mesmas...a obedecer às regras e às normas, aos medos e aos pais e irmãos, avós e filhos e maridos. Elas tão têm estrutura...não têm útero…não têm verticalidade…Elas fazem plásticas para agradar aos homens, cortam-se aos pedaços para servir o estereótipo da beleza que lhes é imposta…
A gente conhece este filme de trás para a frente…

Como vê um qualquer imbecil traz consigo a mulher e a amante atrás e ambas a disputarem-no a agredirem-se uma a outra...
O que é que lhes vai dizer se elas dependem do homem e não sabem viver por elas? Quando muito podem ir astrólogo ver as mudanças ou ir ao bruxo…ou então embrulham-se nas alternativas, gostam muito do Osho ou do Deepak Chopra, fazem reiki umas às outras e são muito católicas…Isto é o mais longe que vão tirando as tais excepções que nos são tão gratas…
Eu hoje estou um pouco céptica…
Mas não será mesmo como você diz?
... realmente parece que hoje em dia o patriarcado conseguiu usar as terapias alternativas e a busca espritual como manobra de diversão (a favor dele - patriarcado)
Todo mundo querendo fazer yoga, recitar um mantra, vestir uma roupa indiana, comer sushi... virou um comércio capitalista, um modismo, e perdeu a sua essência... as pessoas fazem tudo isso, e nada muda de verdade... levam o mesmo dia-a-dia de sempre, agora com despesas extras de reiki, massagens, workshop disso daquilo, e continuam mergulhadas no mais superficial possível... será que estou exagerando? será que eu hoje estou muito pessimista... (...)
-Você é mais nova do que eu, lute e não desista...
Siga em frente e não queira fazer muita coisa ao mesmo tempo…

2 comentários:

Lealdade Feminina disse...

Tudo ao mesmo tempo agora! como dizia a canção... Curiosamente terminei de fazer as estatuetas das três fases da Deusa, a jovem, a mãe e a velha sábia... Quem me dera era poder fazer mais, pois o meu corpo pede movimento, pede atividade, e o meu cérebro está a mil por hora... E eu tenho de aproveitar pra ir fazendo o que dá, e ir tentando fazer mais, pq sempre vem as vezes uma fase de desânimo e a gente não quer fazer nada mesmo podendo fazer... Eu sei que o cenário é desanimador mas eu não posso me deixar tropeçar... Vamos fazer sim, confie... A Deusa Mãe precisa de nós para actuar na sociedade e abrir mentes, mudar as mentalidades, e aos poucos mudar a consciência e as práticas, até que um novo modelo esteja a substituir esse patriarcado feio, sujo e mau... Conte comigo sempre... Beijos Linda, Sacerdotisa-Mor...

Anónimo disse...

A Deusa Mãe precisa que nós abramos incondicionalmente o nosso coração e que a descobramos dentro de nós... mais do que actuar por hora nesta sociedade. Primeiro em nós e e quando estivermos firmes depois veremos... Mas o trabalho maior é dentro de nós, para não vacilarmos nem tropeçar. Para não cair nas armadilhas da falsa espritualidade ou da falsa consciência. "Eles"sejam eles quem forem os que controlam o mundo dão sempre a volta...para ficar por cima. abraço rosa leonor