"A visão do mundo traduz-se pela integração dos dois princípios opostos que Kundry (iniciadora...) e Amfortas representavam: matéria e espírito, inconsciente obscuro e consciência iluminada.
Kundry é o rosto do instinto, o instinto sem a razão destrói. O equilíbrio surge quando, reconhecendo ambos, o herói é capaz de os integrar (de os transformar). Kundry, de tentadora, passará a serva, e Amfortas de rei a súbdito: uma e outro propiciando a individuação. Com o reino das trevas se abre o reino da luz.
Com o crepúsculo dos deuses se tece a aurora do homem, que, através de Parcifal, se permite inserir de novo no mito do andrógino no tempo que é de Wagner, e é o nosso: o temp, ou o tempo/espaço, do inconsciente eterno."
in "LITERATURA E ALQUIMIA" De Y.K.Centeno
2 comentários:
Quase tudo no mundo e na vida tem dois pólos... não necessariamente um negativo e outro positivo, mas apenas opostos complementares... dia e noite, interior e exterior, céu e terra, etc... Mas o patriarcado associou as coisas mais frágeis ou negativas com o lado feminino, e as coisas fortes e positivas com o masculino, e daí surgiram as deformações de pensamento que caracterizam e associam tudo que é feminino como inferior, fraco e negativo... É preciso rever os conceitos pq senão ficamos sempre presos em questões de sexismos e gênero, sempre lmitadoras... homens e mulheres tem características assim ou assado, homens e mulheres precisam ser inteiros, encontrar o equilíbrio... É preciso ter cuidado ao referir pq as pessoas estão programadas pra pensar pre-conceituosamente e deturpadamente, e assim, a confusão se mantém... Continue sempre aqui nos esclarecendo Rosa, ainda temos muito a aprender com vc... Muitos Beijinhos... e um Novo Natal Feliz junto da Deusa... e com muita esperança... Beijinhos...
Os polos são sempre opostos, mas há os complemntares, quase todos, e é isso que temos de integrar. Olhar ao centro, olhar a partir da alma com o coração inteligente...
rl
Enviar um comentário