O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

domingo, julho 28, 2002



Nestes dias pensei, mais uma vez deixar de lado esta página aberta aqui na Internet,
mas mais uma vez reconsiderei e achei que pouco importa se se é lido por muitas pessoas ou por poucas...
Se há respostas ou se se tem sucesso. Não creio que qualquer escritor ou poeta pense nos seus leitores ao escrever...
Quem escreve escreve imperiosamente para si mesmo, num solilóquio quase ou num monólogo.
O leitor vem depois por afinidade ou simpatia na intimidade do seu sentir e é isso que é importante para mim no acto de escrever. Aqui escrevo também para mim própria.


Hoje apetecia-me fazer um hino à amizade e à ternura verdadeira que se estabelece entre os seres acima de qualquer noção ou valor, tal como quando essa energia tão rara invade os nossos corações e nos une através da magia de um olhar sereno e profundo e onde a confiança no ser humano vem à superfície espontâneamente porque é essa a nossa verdadeira natureza. Depois é que vêm as dúvidas e as diferenças e começam os julgamentos...que nos afastam uns dos outros e nos ferem de morte, mais do que as lutas e as guerras...



A MÃE - EVOCAÇÃO - SILÊNCIO

AS MULHERES E O SEU PAPEL NUMA NOVA ORDEM UNIVERSAL

Le principe féminin

Redécouvrir le principe féminin, dans la société, comme en chacun de nous. Redécouvrir la femme. C'est une question de survie. Soit que l'humanité se tourne vers les valeurs féminines de coopération, d'entraide, de communauté, ou nous sommes condamnés à disparaître à plus ou moins brève échéance.

''Si les femmes s'unissent dans le but sublime de régénérer l'humanité,
elles gagneront l'estime des hommes.
De nouveau, ils seront obligés de les respecter, de les admirer,
de les estimer, et d'être inspirés par elles...
L'époque qui vient sera celle de l'amour : cela signifie que ce sera l'époque de la femme.''


Omraam Mikhaël AIVANHOV,
propos recueillis par Claydne BRELET IN Question de, numéro 20.

(Tradução)
Se as mulheres se unissem no fim sublime de regenerar a humanidade,
elas ganhariam a estima dos homens.
De novo eles seriam obrigados a respeitá-las e a admirá-las,
a estimá-las, e a serem inspirados por elas...
A época que está a chegar será a do amor: isso significa que será a época da mulher.

Sem comentários: