O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, maio 01, 2008

SEMANA SEM TELEVISÃO, EM FRANÇA


"VÁ, sai dessa caixa!
Tu ficas aí encerrado no mínimo 3 a 4 horas por dia. Tu não vais passar a tua vida nessa prisão mental. Tu não vais deixar que esses debilóides animadores televisivos te aviltem. A semana sem televisão, é a oportunidade para quebrar o gelo, e para te libertares desta máquina feita para te embrutecer.
Vá, anda, temos uma vida e um mundo para viver e transformar."


"No final de mais um dia de trabalho, (...)
As pessoas, cansadas, meio apáticas, procuram quase instantaneamente os ecrãs gigantes de Televisão que lá instalaram e que passam as imagens que acompanham o som, demasiado alto, que sai dos altifalantes por cima das suas cabeças.
Funciona como uma espécie de anestesia para as pessoas que procuram (inconscientemente, até) “passar o tempo”, esquecer o que ainda lhes falta para chegar a casa, as condições em que vão ser transportadas, e depois o que lhes espera: os filhos, as tarefas domésticas, mais TV de merda…
O que se passa naqueles ecrãs é vergonhoso por ser tão claramente manipulatório: Ora uma notícia, ora um anúncio, ora uma notícia ora um anúncio…[Saboteur]

6 comentários:

MOLOI LORASAI disse...

Saudações fraternas,

fundei no meu blog O PARTIDO COMUNISTA DE DEUS.

A dificuldade que eu encontro no ACTIVISMO (teu ou outro qualquer) é a auto-repressão:

"será que eu neste texto, nesta atitude, neste dia, estarei fiel aos meus princípios programísticos?"

O PARTIDO COMUNISTA DE DEUS NÃO DEFENDE NENHUMA CAUSA, APENAS É.

rosaleonor disse...

Mais uma vez posso dizer que entendo o que me diz e entendo que fale de auto-repressão ...
Eu tenho um objectivo já lhe disse nesta página e não escreveria se não tivesse. Isso não quer dizer que eu acredite nele 100% nem mesmo 50% ou 19%...Acho que o ser não se diz, como diz o Lau Tsé...o Ser É, como diz você, e então não há nada a acrescentar, está a ver? Por estas razões eu fiz outro blogue com poesia que já tinha sido de política e outras manias, com muitas bruxas à mistura, estilo vingança do chinês. Mas agora continua esta página com uma vaga ideia de que me resta de sentimento mais vasto e que afinal de contas não posso expressar. Sabe, há muito que sinto inspiração poética a única digna de nota e o vício de escrever mantêm-se intacto, é uma forma de sobrevivência. Será que me entende? Um abraço amigo
rosa leonor

rosaleonor disse...

RESSALVO:

...há muito que NÂO sinto era o que queria dizer inspiração poética, aquela que fala a Musa e doutra não quero...RL

Anónimo disse...

ACHEI UM BLOG MUITO LEGAL:www.televisaoemdebate.blogspot.com

Anónimo disse...

eu vejo televisão...
e, inclusive o canal infinito...
e, se eu tiver alguma auto-crítica pra filtrar as informações, não vejo mal nenhum...
meu filho tbm vê televisão, dvds e tudo o mais...
sem excesso, não vejo mal nenhum...
mas as pessoas que querem se anestesiar do mundo o farão sempre, na frente da tv, na frente do pc ( que tbm é ótimo pra alienar as pessoas, e faz tanto mal ou mais, energéticamente falando...), na frente do espelho, e em todos os lugares...
o mal está dentro...
Nana Odara

rosaleonor disse...

Concordo consigo quanto à alienação dos meios,tudo pode servir para isso...Eu não gosto de televisão apesar de ver e vejo justamente que não é fácil filtrar nem seleccionar programas. Só porque se diz canal infinito, às vezes tem mais porcaria que coisas que interessam. Mas cada um faz o que quer, eu mesma por vezes vejo telenovelas e outras merdas...por isso não imponho nada a ninguém, apenas digo o que penso das coisas!
Faz mal às pessoas sim, mais mal do que bem e pior ainda às crianças!Eu sei como me sinto! Ela anestesia os adultos, pais e os filhos. O problema não é o mundo como ele está, mas a paz interior,a integridade do indivíduo, o discernimento, a qualidade do vida. O mal não está dentro, nem o bem, mas sim o que é lá metido, porque foi dessiminado pelos meios de controlo em anúncios de consumo e de tudo o que não presta, digerida por pessoas fracas ou ignorantes e adolescentes, que vivem desses conceitos baixos e debaixo dessas influências super negativas, de desordem guerra bandidos heróis e vampes etc.! Mesmo nas coisas mais inocentes, há perigo!!!
Claro pode até haver pessoas que achem tudo isto uma maravilha.Não é verdade? A gente sintoniza sempre com a vibração a que pertence e tem o poder de escolher...
rosa leonor