O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, maio 23, 2008

A cegueira das mulheres


"Acho que não vale a pena a mulher libertar-se para imitar os padrões patristas que nos têm regido até hoje. Ou valerá a pena, no aspecto da realização pessoal, mas não é isso que vem modificar o mundo, que vem dar um novo rumo às sociedades, que vem revitalizar a vida. “ Natália Correia


Onde se reunem as mulheres em Portugal, Rosa?Pq vivo em Portugal mas não sei de nenhum encontro feminino, além desse que vc anuncia em Cascais...Será que as mulheres portuguesas realmente não estão voltadas para a Deusa... qdo falo com minhas amigas sobre essas coisas, parece que estou falando um idioma extraterrestre... sinceramente, gostaria de me reunir com outras mulheres e poder falar de tudo isso, me sinto tão sozinha, já não aguento mais internet, televisão, lojas, modas, revistas, shoppings, cafés, nada disso... Mas não sei onde ir, ou como me comunicar com as mulheres interessadas nos assuntos sobre as mulheres e as deusas...serei eu a única desconectada?ou será o mundo anestesiado...parece um pouco o livro da cegueira do famoso escritor nobel português...

Pergunta-me onde é que as mulheres em Portugal se reunem..as mulheres que acreditam na Deusa...Elas não sabem nem sonham sequer que elas são parte integrante da deusa...quanto mais acreditar...e reunir...
Você diz que se sente só...e eu digo-lhe que também eu me senti há muitos anos como você e apesar do caminho já percorrido ainda me sinto assim às vezes, nesta busca interna e eterna da Essência da Mulher!
Porque na verdade não há fraternidade nem eco entre as mulheres divididas à partida dentro delas mesmas e assim continuam em luta fora umas com as outras...pelos homens e pelos seus direitos, porque não há esse laço do Feminino Sagrado entre elas...porque elas se deconhecem na sua essência.

Sabe, as mulheres portuguesas não estão voltadas para a Deusa porque não se voltam para dentro delas mesmas. Porque preferem continuar voltadas para deus e os homens na busca da sua outra metade e negar a sua essência; porque se trata de essência feminina e não de movimentos feministas ou lutas por direitos e deveres...E aí reside uma enorme confusão nas mulheres, sejam elas feministas intelectuais ou feministas marxistas ou machistas simplesmente (quando dizem que são só "femininas"). Elas não sabem delas próprias, porque elas se esqueceram de quem eram; elas nao querem saber da sua história nem se movimentam na direcção das outras mulheres porque os seus interesses são os do mundo que as domina e subjuga, porque desconhecem o seu ser real e a sua natureza profunda e a negam por medo. Elas têm ainda medo de quem as torturou e matou, mesmo que não seja um medo consciente! Elas aprenderam ao longo dos tempos a negar-se a si mesmas e aos seus sentimentos e fizeram-no obrigadas, para sobreviver, e assim acabaram por se identificarem com o sistema patriarcal, aceitando a sua condição de subalternas e hoje em dia apenas se preocuparem não só com a casa e os maridos e filhos, mas também com o carro o ordenado e com as promoções sociais e tudo o que é mental e material, o consumo e a moda e não vêm que continuam a ser prisioneiras do sistema falocrático e dos seus esquemas e preconceitos. Elas julgam-se emancipadas porque já têm alguma liberdade e julgam que chegaram a uma grande evolução pois desfrutam de tudo o que existe e se apresenta como uma conquista sua...elas não olham as outras mulheres que vivem no mundo e são exploradas e maltratadas e se prostituem...elas não ouvem o seu coração nem a sua alma...

As mulheres tornaram-se naquilo que os homens quiseram...sem alma nem coração...assim elas não ouvem os seus gritos nem os das outras mulheres e fecham os olhos...e têm cancros da mama e do útero e alzimer e são histéricas e bipolares ou fazem operações plásticas e por aí adiante sem saber as causas verdadeiras das suas doenças que são apenas o seu medo e o negarem a sua essência verdadeira e a viverem desde que nascem fora da sua natureza, no padrão dos homens e das suas conquistas somente. Às suas conquistas, imagine-se o cúmulo, junta-se agora a luta por uma vaga nos fuzileiros porque acham que elas têm esse direito...o de matar com os homens sempre fizeram...

Na obra de Saramago são todos cegos, mas a mulher continua a ver, só que ela não sabe bem o que vê, pois vê o mundo dos homens a desmoronar-se...no lixo, na mentira e ilusão, na desumanidade e fome, nas pestes, no ódio e na guerra entre os humanos...ela também acaba por não perceber que a razão dessa cegueira no mundo...é só a falta da Deusa e da Mãe é a falta mulher verdadeira!

Ela devia ver que somos todos cegos, porque à Verdade e à Justiça como à mulher taparam-lhe os olhos os homens há muito tempo... rlp

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá!
É com muita admiração que venho visitar o seu blog,cada tema é de grande enriquecimento.

Parabéns!

Cláudia.

Anónimo disse...

Obrigada Cláudia.
Espero que volte sempre. O seu comentário também é um incentivo para fazer mais e melhor...

um abraço
rosa leonor