O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, maio 09, 2008

A LÓGICA DOS PSICOPATAS


"O OCIDENTE: UMA PODRIDÃO QUE CHEIRA BEM,
UM CADÁVER PERFUMADO."
Emile Cioran

"A eliminação da dimensão moral das nossas vidas abre o caminho à lógica dos psicopatas. É isso que eu temo. Estamos a mover-nos rumo a uma guerra entre um gigantesco sistema psicopatológico contra outro gigantesco sistema psicopatológico. É assim que eu vejo o futuro. Uma espécie de luta darwiniana entre dois gigantes psicopatas rivais. O dos atacantes do 11 de Setembro contra o do complexo político-militar americano (...)

Não temos interesse em nenhuma zona para além da nossa esquina do mundo. Estamos armadilhados na nossa história social. (...)
Vimos, na televisão, imagens de pessoas a morrerem à fome no Sudão. Que fazemos? Nada. As nossas atitudes são completamente provincianas. As nossas vidas são controladas. Se sou dentista, ou professor, não vou desistir da minha carreira para ir para África. Somos prisioneiros, embora não o saibamos."

[J.G. Ballard, in Público]
in "Numa Sociedade Saudável, a Loucura É a Única Liberdade Possível”

3 comentários:

Lealdade Feminina disse...

Desde o tal 11 de setembro...
desculpe, há 11s de setembro todos os dias...helloooo...
Percebi uma coisa: o mal está lutando contra o mal, daí sobra mais tempo pra gente agir pelo bem...
Eu acredito em Bem e Mal, mas não catolicamente, e sim como forças opostas que nos atraem, umas para as trevas e a maldade, e as outras para a luz, e para um crescimento na energia do amor...
Mas internamente a luta entre a nossa sombra e a nossa luz, é a nossa própria caminhada...
Aliás... essa caminhada não é apenas dessa vida... é de muitas outras... todos que aqui estamos, já fomos em outras vidas o violador e o assassino, já fomos a vítima da masmorra... e só qdo vivemos na nossa pele essas experiências podemos superá-las...
Não se trata de perdoar o crime, e sim o violador, mas de forma nenhuma deixá-lo impune... mas tbm nem por isso confio mais ou menos no sistema que julga e pune... enfim... sei lá... Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é...
e a gente sempre pode escolher, mesmo que seja entre a espada e a fogueira...

rosaleonor disse...

Encontrei no seu Blogue e fui ver "somenteaverdade" e achei um texto excelente.E com o qual me identifico. lá está toda a resposta e no poema também. O resto é cada cabeça sua sentença...Acho que estamos misturando tudo e todos muito confusos nesta altura mundial de desagregação dos conceitos e da moral etc.Antes havia só um bem e um mal, agora cada um diz o que para si vale...e não é bem assim. Temos de subir de patamar para ver melhor o que se passa cá em baixo, senão andamos todos à pancada sem saber porque...há níveis diferentes de consciência e nós não sabemos à partida quem é que está a ver realmente a causa ou origem de tudo. Confuso para caramba!!!Vou parar de mexer no assunto!

Lealdade Feminina disse...

Eu, como já te disse bué vezes ,
não tenho muita profundidade nesses assuntos... vou aprendendo aos poucos...
Beijos...