OH estrela da tarde,
dos astros todos, o mais formoso...
SAFO - FRAGMENTOS
" Safo, " a ardente Safo, que deve ter vivido entre 610 a 560 a.C., foi poetisa.
Escreveu 9 livros de poesias dos quais ainda restam alguns fragmentos. São dela expressões corriqueiras como "mais dourada do que ouro" e "amor, esse desagregador de membros". Ela foi a mais famosa habitante de Lesbos, incentivando o movimento poético e musical além das carreiras criativas de dúzias de mulheres famosas e de uma miríade de mulheres desconhecidas. Várias vezes ela foi banida para a Sicília ou teve de fugir de Lesbos possivelmente por questões políticas com sua família aristocrática se opondo aos que estavam no poder.
Devido à sua importância, ela foi cunhada em moedas datadas do século III d.C., novecentos anos depois de sua morte, e também teve seu retrato e seu nome gravados em vasos e bronzes, vindo a estar presente em grande parte da arte romana." (?)
-No século XVIII a maioria dos poemas de Safo foram queimados em praça pública pela Igreja de Roma como forma de represália ao pensamento da mulher e à sensualidade feminina tida como imoral para os católicos. Poucos poemas nos restaram, ou fragmentos escassos que os nossos poetas reinventam...
2 comentários:
Domingo, 10 de Agosto de 2008
O ABISMO - especialmente para Rosa Leonor Pedro
Eu que já estou no fundo, só posso sorrir. Venham ao fundo do abismo e descubram o quanto ele é fundo. Mas não tragam ninguém com vocês. Venham sós e daí poderemos conversar. Sem simulações. Por favor, aqui no abismo ninguém usa máscara. Aqui só temos fome e sede de alma. Não queremos ascenção. Só queremos água e pão. Por favor.
Postado por MOLOI LORASAI às 04:19 0 comentários
Não é o grito a medida do abismo? Por isso eu grito...
hahahahaha...
Não resisti, de fazer uma surubazinha nessa orgia aqui...
Quer ver eu levar bronca de novo...
Ai, meus sais de eno...
hahahahahahahaha...
Mudando de assunto:
"Sonho que se sonha junto é realidade..."
"Sonho é destino"
Eu estou saltitante...
por nós duas...
Beijos literários...hahahahaha...
Nana
Enviar um comentário