O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quarta-feira, agosto 13, 2008

"O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS"...

Eu não gosto muito da noção da divisão do mundo em espiritual e material...mas é um facto que existem um mundo interior e um mundo exterior. Mas isso não quer dizer que os tenhamos de viver de forma separada ...nem de formas opostas como o fizeram os homens e as religiões que dividiram o mundo entre os bons e os máus, o material abjecto-feminino o espiritual sublime-homem...

ESSA É UMA VISÃO PARCIAL DO MUNDO, REDUTORA, E OPRESSORA DE UMA DAS PARTES.
Sem a visão interna das coisas não poderemos equacionar o mundo na sua manifestação nem os nossos próprios sentimentos...

A visão interior redimensiona a nossa percepção do mundo exterior e dá-nos a amplitude da compreensão dos opostos como complementares e não simplesmente antagónicos...

A Visão interior permite ainda a compreensão dos dois lados do nosso ser e convida-nos a integrá-los numa alquimia do ser na permuta das duas partes de nós em constante evolução...feminino-lua-sombra e masculino-sol-luz...

SÓ UNINDO O PRINCÍPIO FEMININO AO MASCULINO PODEREMOS TER PAZ E HARMONIA, PODEMOS ACEDER À VISÃO SINGULAR...

À partida a experiência do mundo exterior através dos 5 sentidos desenvolve o nosso lado racional-masculino, TAL COMO O FIZEMOS HÁ SÉCULOS, mas se formos só por aí sem atender à nossa intuição-feminina-sombra, o nosso ser desenvolve-se apenas só de um lado da nossa inteligência, a do hemisfério esquerdo e não damos atenção nem desenvolvemos o outro lado da nossa inteligência, coordenada pelo hemisfério direito, a nossa inteligência emocional QUE FOI RELAGADA PARA UM PLANO SECUNDÁRIO...

Ora o que urge neste momento é o Mundo do SENTIR sendo a inteligência emocional que precisamos desenvolver e afinar e para isso temos de dar agora ênfase ao feminino esquecido ao feminino negado, ao feminino sombra e previligiar a nossa intuição harmonizando a cabeça e o coração que é como quem diz, unir os dois hemisférios cerebrais se assim gostam mais...os intelectuais...
rlp



Hemisfério esquerdo - Hemisfério direito

Verbal: usa palavras para nomear, descrever e definir;
Não-verbal: percepção das coisas com uma relação mínima com palavras;
Analítico: decifra as coisas de maneira seqüencial e por partes;
Sintético: unir coisas para formar totalidades;
Utiliza um símbolo que está no lugar de outra coisa. Por exemplo o sinal + representa a soma;
Relaciona as coisas tais como estão nesse momento;
Abstrato: extrai uma porção pequena de informação e a utiliza para representar a totalidade do assunto;
Analógico: encontra um símil entre diferentes ordens; compreensão das relações metefóficas;
Temporal: se mantem uma noção de tempo, uma seqüência dos fatos. Fazer uma coisa e logo outra, etc.;
Atemporal: sem sentido de tempo;
Racional: extrai conclusões baseadas na razão e nos dados;
Não-racional: não requer uma base de informações e fatos reais; aceita a suspensão do juízo;
Digital: utiliza números;
Espacial: ver as coisas relacionadas a outras e como as partes se unem para formar um todo;
Lógico: extrai conclusões baseadas na ordem lógica. Por exemplo: um teorema matemático ou uma argumentação;
Intuitivo: realiza saltos de reconhecimento, em geral sob padrões incompletos, intuições, sentimentos e imagens visuais;
Linear: pensar em termos vinculados a ideias, um pensamento que segue o outro e que em geral convergem em uma conclusão;
Holístico: perceber al mesmo tempo, concebendo padrões gerais e as estruturas que muitas vezes levam a conclusões divergentes.

Sem comentários: