O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sábado, agosto 30, 2008

O CÁLICE...E A ESPADA...


-Como define o poder no modelo de sociedade dominador ou em colaboração?
Riane:

Existem duas formas de olhar para o poder. Uma é a "espada" (que representa) o poder sobre o outro, o poder de dominar, destruir, matar. Esse é um tipo de poder.
Mas também existe o poder do "cálice", o poder de dar a vida, de alimentar a vida.
Ter uma vida rica em amor nunca foi considerado apropriado para os homens, por isso temos de prestar atenção aos estereotipos do que é masculino e do que é feminino.
- Porque tem início as culturas dominadoras?
Há alguma coisa que as explique?
Riane:

Existem várias teorias. Os dados sobre o cruzamento de várias culturas, como os inqueritos onde predominam o domínio masculino, concluiram que as culturas mais dominadas pelos homens surgem em ambientes de escassez. Existe uma maior tendência para desenvolver o modelo dominador em áreas onde a terra não era muito próspera. Ao passo que nas zonas férteis, onde a vida é mais fácil, a tendência é para a sociedade de colaboração. Creio que o modelo de dominação é caracterizado pela escassez (e não apenas escassez material), por guerras destruidoras e violentas, E TAMBÉBM POR INSUFICIÊNCIA EMOCIONAL.
Porque é que as mulheres são controladas nas sociedades de dominação?
Riane:

Pra começar as mulheres representam trabalho não-remunerado no modelo dominador. São objetos de posse, tal como os filhos. Acho que um dos causadores disso é o trauma. Graças ao meu trabalho na área de neuroquímica cerebral, sei que individuos traumatizados costumam-se envolver em conflitos ou fogem. Por isso o trauma está institucionalizado, devido à escassez de segurança, tornou-se perpétuo, é o sistema.
-De onde vem o receio da sexualidade feminina?
Riane:

Não sei se é receio. Creio mais que é um desejo de controlar. Os homens não tem naturalmente receio das mulheres, mas faz tudo parte do modelo social dominador. E muitas vezes as mulheres descarregam, se me é permitido dizer isso, muita da sua frustração recalcada nas sociedades dominadas por homens, nos únicos homens em que podem fazê-lo, os filhos. Por esse motivo há uma propagação. As mulheres tornam-se agentes do sistema. É por isso que costumo dizer que não é uma questão de mulheres X homens, e sim uma questão de as pessoas fazerem aquilo que foram "ensinadas".(...)


Entrevista a Riane Aisler

2 comentários:

Anónimo disse...

Rosa, eu já passara antes por lá. Uma entrevista excelente.

Anónimo disse...

Pois é, esta entrevista precisa mesmo ser lida.
O livro da autora o Cálice e Espada é muito importante. Se o poder ler leia.

uma abraço
rosa leonor